DIA INTERNACIONAL DO NIKKEI E REFLEXÕES SOBRE VALORES NIPO-BRASILEIROS

0
6

A Comissão Kakehashi Japão-Brasil promove no próximo dia 20 de junho, a partir das 19h, no Salão Nobre do Bunkyo, a 5ª Comemoração do Dia Internacional do Nikkei. Evento e coquetel restrito a convidados.

A data foi instituída em 2018, na 59ª Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior (Kaigai Nikkeijin Taikai), em Honolulu, Havaí, com o objetivo de valorizar e unir os, aproximadamente, 3 milhões de nikkeis ao redor do mundo. A escolha do dia é alusiva à chegada do primeiro grupo de emigrantes japoneses no Havaí, em 1868.

Em São Paulo, a Lei 17.169/2019, de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB), incluiu no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo, o Dia Internacional do Nikkei, a ser comemorado oficialmente no dia 20 de junho.

Nesta edição, o evento convidou três destacadas personalidades do cenário cultural – a escritora e ilustradora Janaína Tokitaka, a intérprete de conferências em japonesa Anna Ligia Pozzetti e Nelson Sato, presidente da Sato Company . Eles irão discutir sobre o tema “Reflexões sobre os oito valores nipo-brasileiros” e terão como mediador Alexandre Kawase, membro da Comissão organizadora.


Sobre os convidados:

Janaina Tokitaka, bacharel em artes plásticas (ECA/USP), escreve e ilustra para crianças e adolescentes e é roteirista de televisão.

Dois milhões de exemplares de seus livros foram distribuídos pelo programa Itaú Social em todo território brasileiro, foi finalista do Prêmio Jabuti, recebeu o Prêmio Cátedra Unesco de Literatura e suas obras compõem o catálogo do clube ONU de leitura.

Sua coleção de Contos de Fada contemplando a diversidade, publicada pela Companhia das Letras, é best seller da editora. Foi co-chefe de roteiro e co-criadora da série “Mila no Multiverso”, original DisneyPlus e assina adaptação e foi chefe de roteiro da série “De Volta aos 15”, Netflix.

Narrativas sobre mulheres tem destaque central na sua obra, como, por exemplo, a série documental “Mulheres Asiáticas”, (E+) em que colaborou como roteirista, a cinebiografia de Daiane dos Santos,  “A Menina que voa” ( Maria Farinha Filmes) e a criação da mini série “Tornando-se Tarsila”, contemplada no edital de desenvolvimento da SPCine, sobre a vida da pintora Tarsila do Amaral. Os temas  ancestralidade e identidade asiática também permeiam sua obra, tendo publicado o livro infantil “Vovó Veio do Japão” pela editora Companhia das letras e, recentemente, “Contos de Fada Japoneses”,  pela editora Todavia. 

Anna Lígia Pozzetti é intérprete de conferências de japonês e criadora de conteúdo sobre idioma, cultura e história do Japão.
Sua conexão com o Japão vem dos 6 anos da infância vividos em Shimizu, na província de Shizuoka.

Formada em ciências econômicas pela Unicamp, é mestre em história econômica pela mesma universidade. Em sua dissertação, tratou sobre a formação do capitalismo japonês com foco nas transformações que ocorreram no campo entre os períodos Edo e Meiji (XVI-XIX). Atualmente, segue pesquisando a trajetória japonesa com foco nessas eras em que as raízes culturais da sociedade japonesa contemporânea encontram suas grandes referências.

É certificada como intérprete de conferências pelo Center for Interpretation and Translation Studies da University of Hawaii at Manoa e cria conteúdo nas redes sociais sobre o idioma japonês e sua cultura no perfil da Komorebi Translations, além de conduzir o Komorebicast, um podcast que apresenta pesquisas acadêmicas relacionadas ao Japão feitas por brasileiros.

Nelson Akira Sato, Fundador da Brasil Home Video, primeira empresa a lançar conteúdos japoneses no mercado, atual Sato Company.

Com o passar do tempo, ampliou o seu conteúdo para outras áreas, como: cinema, televisão, produção de conteúdos e licenciamento de produtos.

A empresa é referência na propagação da cultura japonesa por ser distribuidora de produções como: Akira, Ghost in the Shell, National Kid, Ultraman, Jaspion, Jiraiya, e outros.

Foram os primeiros agregadores de conteúdo da Netflix da América Latina. Em 2023, fechou acordo com a Hybe, dona do grupo BTS e lançou “BTS: Bring the sou – the movie”, documentário da icônica banda k-pop.

No mesmo ano lançou seu canal fastchannel com a Samsung TV Plus: SATO+ com conteúdos exclusivamente orientais ( Japoneses, coreanos e chineses). Fechou também parceria com Bunkyo, lançando o Sato Cinema, com 1.100 assentos.

Nelson Sato é membro, jurado do Emmy Brasil desde 2015; membro BRAVI, Câmara de Comércio BR-JP e da NEB (Nikkey Empreendedores do Brasil).


Serviço
5ª edição da Comemoração do Dia Internacional do Nikkei

Data/hora: Dia 20 de junho de 2024, às 19h.
Local: Salão Nobre do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 (2º andar) Liberdade – SP.
Estacionamento terceirizado na Rua Galvão Bueno, 540

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui