Em noite festiva, ALEMS celebra a memória e a história de 116 anos da imigração japonesa

0
10

Após percorrerem quase 12 mil milhas náuticas por mais de cinquenta dias, os primeiros 781 imigrantes japoneses desembarcaram no porto de Santos na manhã do dia 18 de junho de 1908. A memória desses antepassados e a história, edificada durante os 116 anos que se seguiram àquela manhã de junho, foram celebradas na noite desta terça-feira (18) em sessão solene realizada no plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Proposta pelo deputado Roberto Hashioka (União), a solenidade prestou homenagem a 26 pessoas e entidades, agraciadas com a Comenda do Mérito da Comunidade Japonesa “Terra do Sol Nascente”.Roberto Hashioka destacou a importância dos japoneses no Estado

“É com muita alegria que nos reunimos hoje para celebrar os 116 anos da imigração nipônica no Brasil, data que marca o início de uma jornada de trabalho árduo, perseverança e contribuições inestimáveis ao nosso país”, discursou o deputado Roberto Hashioka. Ele lembrou, ainda, que o 18 de junho também celebra o Dia da Comunidade Japonesa em Mato Grosso do Sul. “É uma justa homenagem a todos aqueles vindos do Japão e que fizeram do nosso Estado o seu lar e ajudaram a construir a nossa sociedade”, acrescentou o parlamentar.

O deputado também enfatizou a relevância da trajetória iniciada, no Brasil, com o Kasato-maru, embarcação que trouxe os primeiros imigrantes japoneses. “Desde a chegada do navio Kasato-maru ao porto de Santos no dia 18 de junho de 1908, trazendo os primeiros 781 imigrantes, uma rica história de intercâmbio cultural e de desenvolvimento começou a ser escrita”, destacou. “Esses pioneiros enfrentaram inúmeros desafios. Mas, com resiliência e determinação, integraram-se à nossa sociedade, preservando suas tradições e valores ao mesmo tempo que contribuíram para o crescimento da diversidade cultural brasileira e sul-mato-grossense”, completou Hashioka.

Além do deputado proponente, compuseram a mesa de autoridades o juiz auxiliar da vice-presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), juiz Thiago Nagasawa Tanaka, o vice-presidente e vice-corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24), desembargador Tomás Bawden de Castro Silva, o procurador de Justiça Hudson Shiguer Kinashi, representando o Ministério Público Estadual (MPMS), o presidente da Associação Cultural das Nações Amigas de Mato Grosso do Sul, Albino Romero, a presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira (AECNB), Maria Leny Adania de Sylos, e o ex-deputado estadual e federal e atual prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo.

Durante a cerimônia, foram homenageados 26 pessoas e entidades da comunidade japonesa, que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Além do deputado Roberto Hashioka, também indicaram homenageados os parlamentares Gerson Claro, presidente da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB), Junior Mochi (MDB) e a deputada Mara Caseiro (PSDB).

Confira ao fim desta matéria a relação dos homenageados.

“Minha gratidão está associada à palavra memória”, diz homenageadoBernardo Tibana ressaltou a importância do agradecimento

A memória dos antepassados ganhou vida nas palavras de Bernardo Yukishige Tibana, que falou em nome dos homenageados. “Meu coração está transbordando de gratidão. E minha gratidão está, agora, bem associada à palavra memória. Em minha memória, estão vivos todos os meus entes queridos e também os amigos de várias gerações”, discursou.

Tibana também agradeceu à ALEMS pela comenda. “Compartilhamos nossa imensa alegria a honrosa Comenda ‘Terra do Sol Nascente’, outorgada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul”, agradeceu.

O homenageado reforçou, ainda, a importância do agradecimento, de modo especial, aos amigos. “Gratidão é uma coisa mais linda que existe no coração das pessoas. E Lembrando o que disse o poeta Vinícius de Moraes: Eu sou grato aos amigos pela convivência. Quando eu morrer e chegar ao céu, não vou estranhar muito, porque estar com vocês já é como ter vivido no paraíso”, finalizou.

Também fizeram uso da palavra a presidente da AECNB, Maria Leny Adania de Sylos, o presidente da Associação Cultural das Nações Amigas, Albino Romero, o prefeito Akira Otsubo e o juiz Thiago Nagasawa Tanaka.

Movimentos, música e percussão da cultura japonesaCom tambores, músicos prestaram homenagem aos antepassados

A cerimônia também abriu espaço para que o público fosse presenteado com a musicalidade e o vigor dos tambores da tradição cultural japonesa. Foram quatro as apresentações, marcadas pela beleza de sons, movimentos e cores.

A bailarina Raquel Akemi Soken abriu as apresentações com a dança Okinawa. Na sequên

cia, fizeram shows três grupos de taikô, tradição do Japão que engloba tambores e outros instrumentos de percussão. Apresentam os grupos Kariyushi, Taiko Raiden Daiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko.

Serviço

A Comenda “Terra do Sol Nascente” foi instituída pela Resolução 06/2023, proposta pelo deputado Hashioka. A data escolhida para a entrega da honraria é alusiva ao Dia Estadual da Comunidade Japonesa, instituído pela Lei 1.979/1999, e comemorado, todos os anos, em 18 de junho.

A sessão solene teve cobertura jornalística da Comunicação da ALEMS e transmissão ao vivo pelas mídias sociais oficiais do Parlamento: no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube e no Portal da ALEMS.

Confira abaixo o evento na íntegra:

Veja a relação dos homenageados:

Homenageados pelo deputado Roberto Hashioka

Allan Thiago Barbosa Arakaki

Andre Matsushita Goncalves

Associação Cultural E Esportiva Nipo-Brasileira De Kyoei, representada pelo presidente, Fabio Shun Kimura

Associação Cultural Nipo Brasileira Sul-Mato-Grossense, representada pelo presidente, Nelio Shigueru Kurimori

Associação Nipo Brasileira de Glória de Dourados, representada pelo presidente, Carlos Yoshiaki Komori

Associação Okinawa De Campo Grande, representada pelo presidente, Eduardo Kanashiro

Bernardo Yukishigue Tibana

Cecilia Junko Suguimoto

Celso Yoshikazu Yamaguti

Cristiano Kazuo Sasada, presidente da Nipo de Ivinhema

Escola Modelo De Lingua Japonesa De Dourados “Professora Shizuko Iwashiro Shirota”, representada pela diretora Linda Missako H. S. Komori

Gustavo Futagami Da Silva

Hidehiko Shakihama

Kris Tokeshi Tiguman

Marcus Alexssandro Ohya

Maria Leny Adania de Sylos, presidente da Associação Nipo de Campo Grande

Mauricio Tibana

Monica Sakico Oikawa Shuto

Satiko Suyama Suguita

Sayuri Higa

Simone Nakamatsu

Tadashi Gabriel Nishihira Katsuren

Homenageados por outros parlamentares

Deputado Gerson Claro (Presidente)

Helder Noburo Kasae

Deputada Mara Caseiro (3° Vice-Presidente)

Akira Otsubo

Deputado Paulo Corrêa (1° Secretário)

Nilton Kiyoshi Kurachi

Deputado Junior Mochi

Roberto Tarashigue Oshiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui