Ikigai: a filosofia japonesa para uma vida plena e significativa

0
75
Ikigai: a filosofia japonesa para uma vida plena e significativa

Você já ouviu falar sobre o Ikigai? Para os japoneses, essa palavra poderia ser traduzida como a nossa “razão de viver” e há indícios de que esse seja um dos segredos da longevidade no país.

Ikigai não é sobre acordar de manhã no modo automático, mas sobre o propósito que temos na vida. É aquilo que realmente nos apaixona e faz os olhos brilharem.

– Os segredos da longevidade – você tem feito isso certo?

Hypeness

Hypeness

Hypeness

Foto: Content Pixie

A palavra provavelmente surgiu nas Ilhas de Okinawa, ao sul do Japão, uma região que ficou famosa devido à quantidade de pessoas acima dos 100 anos.

Acredita-se que o Ikigai esteja relacionado à longevidade, mas sua importância vai além. Entender o seu propósito pode ser também a chave para uma vida mais plena e feliz.

Obviamente, encontrar o Ikigai não deve ser encarado como uma obsessão. Afinal, o conceito entende que nossa razão de viver também é mutável: não precisamos ter as mesmas paixões durante toda a vida.

Hypeness

Hypeness

Hypeness

Foto: Masaaki Komori

O essencial é buscar coisas que nos façam felizes, sem a necessidade de pensar em grandes objetivos. Às vezes, esse propósito pode ser ajudar pessoas, escrever, cultivar um jardim, cantar. E, claro, é possível cultivar diversos ikigais ao mesmo tempo.

Em entrevista à BBC, Ken Mogi, cientista e autor de um livro sobre o assunto (veja abaixo), explica que possui um ikigai “menor” que se trata de correr diariamente 10 km. Entretanto, possui também a ambição de deixar uma contribuição para o mundo através de sua atuação como cientista.

Aprenda mais sobre o Ikigai

Diversos livros dão conta do conceito japonês e mostram seu impacto na qualidade de vida. Veja alguns deles abaixo:

– “Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz”, Francesc Miralles e Héctor García (Intrínseca, 2016)

– “Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz”, de Ken Mogi (Astral Cultural, 2018)

– “O Poder do Propósito: Como Viver com Mais Sentido e Potencializar Resultados por Meio do Método Ikigai”, de Eduardo Almeida e Kiko Kislansky (Voo, 2019)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui