O que é anime?
O Anime, ou animê (em português), se refere à animação ou desenho animado. A palavra é a pronúncia abreviada de “animação” em japonês – o termo se refere a qualquer animação, não importa o país.
Para os ocidentais, a palavra se refere às animações oriundas do Japão. Porém, a origem da palavra é controversa, podendo vir da palavra animation, animação em inglês.
Ao contrário do que muitos pensam o animê não é um gênero, mas um meio, e no Japão produzem filmes animados com conteúdos variados, dentro de todos os gêneros possíveis e imagináveis, como comédia, terror, drama e ficção cientifica, etc.
Uma boa parte das animações japonesas possui sua versão em mangá (é um livro em desenhos): os quadrinhos japoneses.
Os animes japoneses e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente grandes, bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens.
Animes podem ter o formato de séries para a televisão, filmes ou home vídeos (OVAs e OADs) ou via internet (ONAs). A indústria de anime consiste em mais de 430 estúdios de produção, incluindo grandes nomes como o Studio Ghibli, Gainax e Toei Animation.
Os animes atingem a maioria das vendas de DVD e têm sido um sucesso internacional, após a ascensão de dublagens em exibições televisionadas.
Este aumento da popularidade internacional resultou em produções não-japonesas usando o estilo de arte do anime, mas essas obras têm sido definidas como animações influenciadas por animês, tanto por fãs, quanto pela indústria.
Essa foi a resposta para saber o que é animê, agora vamos ver como foi feito a primeira obra e como eles fazem as animações.
Quando foi lançada a primeira obra?
Antes da ascensão da história dos animes e de Tezuka, em? 22 de outubro de ?1958, veiculado pela Tokyo Broadcast System (TBS), estreou “A Lenda da Serpente Branca”, que além de ter sido o primeiro filme animado em cores, foi também o primeiro anime produzido especialmente para a televisão.
Cerca de 10 anos antes da estreia da Serpente Branca, em 1947, Tezuka começou o que ficou conhecido como a “Revolução do Mangá” no Japão, com sua obra Shin Takarajima.
Como fazer um anime?
Primeiro de tudo, o anime começa com uma reunião com os diretores responsáveis pelo projeto. Eles decidem todo o planejamento, como a faixa etária do público alvo que o anime se destina, quais os patrocinadores que poderão financiá-lo e ideias de como pode ser o perfil de cada personagem. Essa etapa leva o nome de brainstorming, que traduzindo seria “tempestade de idéias”.
Quando eles terminam esse processo, chega a hora de escolher os profissionais para criação do anime; eles estudam seus currículos e verificam o perfil de cada profissional para criar a equipe de animação.
Em geral, especialmente para a TV, um anime é animado em 2:s, que significa 1 desenho dura dois quadros (equivalendo a 12 desenhos por segundo), mas as vezes a animação é feita em 1:s (24 quadros por segundo) ou 3:s. Se um anime foi animado em 2:s, em um episodio foram usados então mais de 15000 desenhos.
Acabamos de ver quando foi feita a primeira obra e como são feitos os animes, que por sinal são bem complexos de fazer.
As pessoas que gostam e amam esses animes ou mangás se consideram “otaku” – que é equivalente a palavra “fã”. Os animes mais famosos, que mesmo você não sendo fã talvez já tenha ouvido falar, são: Dragon Ball Z, Cavaleiros do Zodíaco, Pokémon ou Naruto.
Esses animes podem ser vistos para se distrair, se divertir, e podem até emocionar. Assistir um anime é um passatempo.
Eu assisto bastante, me considero um “otaku” – anime é algo que me deixa feliz. Espero que tenham curtido a matéria!