9 mil balões formam instalação na Japan House, em São Paulo

0
108
9 mil balões formam instalação na Japan House, em São Paulo

Mais de nove mil balões formam uma instalação inédita e inspirada nos ciclos da natureza, em exposição na Japan House, em São Paulo. Chamada Equilíbrio, a obra possui 11 metros de extensão e mais três de altura, formando uma alegoria imersiva e perfeita para muitas fotos.

A obra foi criada exclusivamente para a instituição cultural paulistana e é assinada pela dupla japonesa Daisy Balloon, formada por Rie Hosokai, artista especializada em balões, e Takashi Kawada, diretor de arte e designer gráfico.

Quem visitá-la nesses primeiros dias de exposição provavelmente verá uma instalação diferente daqueles que a conhecerem próximo ao fim da mostra, em 28 de novembro. Isso porque, seguindo com o preceito da obra, ela sofrerá as ações inevitáveis do tempo e se transformará com o passar das semanas, assim como acontece com a natureza.

9 mil balões formam uma instalação inédita em exposição na Japan House, em SP (Foto: Divulgação)

Todos os milhares de balões foram produzidos por conta própria, em parceria da dupla com uma empresa japonesa que fabrica esses artefatos. Eles são cobertos por uma camada de película polarizada que faz com que, assim que a luz incide sobre os balões, um espectro de cores semelhante ao da aurora boreal se revele no espaço ao redor. Tudo isso cria um efeito imersivo, por onde o visitante pode caminhar.

Segundo Natasha Barzaghi Geenen, curadora da exposição e Diretora Cultural da Japan House São Paulo, a obra condensa muitos conceitos e formas de pensamento típicos japoneses: “Ela valoriza o equilíbrio e a harmonia, simboliza de maneira poética a passagem do tempo, reforça a importância e fascínio pelas inexoráveis regras da natureza ao mesmo tempo que, com o uso de balões que desafiam sua essência efêmera, também aborda uma dualidade constante que nos permeia.”

A dupla Daisy Balloon já criou projetos em diferentes formatos ao redor do mundo, como vitrines, editoriais de moda, peças publicitárias e ocupações de instalações artísticas como essa, e expõe agora pela primeira vez na América Latina. A mostra tem entrada gratuita e reserva antecipada opcional pelo site da Japan House.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui