Alguns fatores devem ser avaliados para decidir pela compra de um dispositivo novo
Ter um smartphone é quase uma exigência nos dias de hoje. Comunicação, transações financeiras, compras e mais uma série de tarefas são feitas diretamente na tela desse dispositivo.
O avanço tecnológico faz que, periodicamente, seja necessário trocar de aparelho. Os motivos são diversos: a bateria já não dura muito, o armazenamento interno não é mais suficiente, os aplicativos não podem ser atualizados, a tecnologia móvel já mudou e assim por diante.
Pouco mais da metade (53%) dos brasileiros com smartphone pretendem comprar um aparelho novo no próximo ano. A informação é de um levantamento do Mobile Time com a Opinion Box com mais de 2 mil usuários em junho.
E como saber quando chegou esse momento? Alguns sinais podem ajudar a decidir. A seguir, apontamos três deles. Acompanhe!
Com defeito?
O primeiro aspecto a ser avaliado é se o celular está com defeito. Se sim, ele pode ser consertado ou trocado, a depender das condições. Quando ainda está na garantia, vale a pena procurar a assistência técnica para uma avaliação.
Já no caso de esse prazo já ter passado, é importante verificar o custo do conserto: se for alto, a compra de um equipamento novo pode ser a melhor escolha. Se não for e o modelo ainda estiver adequado às suas necessidades, o reparo pode resolver.
Sem defeito?
Quando o dispositivo não está com defeito, o usuário deve avaliar se precisa de recursos novos no aparelho. Se tiver dinheiro para a compra, pode ser o momento de trocar.
Recebe atualizações?
Outro fator importante é se o smartphone ainda recebe atualizações de software. Elas são essenciais para manter o aparelho protegido contra vulnerabilidades que possam ameaçar a privacidade e a segurança das informações.
Então, dispositivos antigos, mesmo que em bom funcionamento, podem ser um canal para ataques de cibercriminosos. Nesse caso, é importante considerar a possibilidade de troca.