Início Gastronomia Alimento para longevidade: conheça seis ingredientes japoneses que vão transformar sua saúde

Alimento para longevidade: conheça seis ingredientes japoneses que vão transformar sua saúde

0
14

Alimentos como gengibre, molho de soja ou sementes de gergelim possuem propriedades nutricionais antienvelhecimento com grande valor na dieta japonesa, população conhecida com a vida mais longa do mundo.

A dieta japonesa é conhecida pela sua abordagem equilibrada e saudável, e os seus ingredientes tradicionais têm sido associados a benefícios para a saúde e longevidade.

O sushi provavelmente vem à sua mente ou se você é um pouco mais fã da cultura japonesa, pode imaginar uma tigela rica e fumegante de ramen, mas a comida tradicional japonesa tem muito mais a nos oferecer.

A dieta japonesa baseia-se no que se chama ichiju sansai ou “uma sopa e três pratos”, onde se serve uma tigela de sopa, um prato principal rico em proteínas – geralmente peixe –, um acompanhamento de vegetais ou legumes e a inevitável tigela de arroz.

Entre a lista de ingredientes mais utilizados na culinária japonesa encontramos molho de soja, gengibre, gergelim, vinagre de arroz, wasabi e missô. Eles não apenas acrescentam sabor às refeições, mas também oferecem propriedades antienvelhecimento que ajudam a melhorar a saúde.

Gengibre: uma raiz energizante com propriedades curativas

O gengibre é um alimento básico da comida japonesa e de outras culturas orientais, que proporciona aquele sabor picante e terroso.

Gengibre em conserva
Gengibre em conserva ou gari é um ingrediente típico de acompanhamento de sushi que tem a função de limpar o paladar para melhor apreciar um novo sabor.

Esta raiz tem sido utilizada na medicina tradicional onde demonstrou ter muitos benefícios na saúde humana:

  • Antiinflamatório natural, pois contém gingerol, composto com fortes propriedades antiinflamatórias;
  • Melhora e estimula a circulação sanguínea, o que contribui para a saúde cardiovascular;
  • Promove a digestão e alivia desconfortos estomacais.

Se quiser começar a incorporar essa raiz milenar em seus preparativos, você pode adicionar fatias em sopas, ensopados e refogados, assim como fazem os japoneses. Também é utilizado em marinadas e molhos para dar um toque fresco e picante.

Wasabi: poder verde para uma pele brilhante

Eutrema japonicum, mais conhecida como Wasabi, é uma planta da família Brassicaceae, que inclui repolho, raiz-forte e mostarda. Também conhecido como raiz-forte japonesa, esse ingrediente popular dá um toque ardente às refeições que desperta os sentidos.

Planta de wasabi
Wasabi é um alimento extraído de uma planta de mesmo nome, especificamente de seu tronco. O que conhecemos é uma pasta ou pó verde que se destaca pelo sabor picante.

Segundo estudos realizados em ratos, foi possível verificar alguns benefícios do consumo desta planta como:

  • Propriedades antimicrobianas pois contém compostos que podem ajudar a combater bactérias e vírus;
  • Antioxidante natural, devido ao seu elevado teor de antioxidantes que contribuem para a saúde da pele e a prevenção do envelhecimento precoce;
  • Redução da obesidade e da pressão arterial.

Em termos gastronômicos, o wasabi é servido com sushi e sashimi, mas também pode ser incorporado em temperos, molhos e guisados para dar um toque picante e fresco.

Molho de soja: um elixir umami nutritivo

O molho de soja é um condimento fermentado feito de soja, trigo, sal e água. Caracteriza-se por entregar o sabor umami que tem sido um componente essencial da culinária japonesa.

Molho de soja
Este condimento de origem chinesa é obtido pela fermentação da soja com os fungos Aspergillus oryzae ou Aspergillus sojae.

Umami significa “essência de delícia” em japonês e é um dos cinco sabores básicos que incluem doce, azedo, amargo e salgado.

Provavelmente você tem a imagem de um molho preto e escuro, que é o que mais usamos, mas existem diferentes tipos de molho de soja como o branco, o doce ou o não fermentado. Entre os benefícios que foram descritos para este delicioso molho temos:

  • Efeitos anti-inflamatórios, uma vez que elimina espécies reativas de oxigênio (ROS), que estão diretamente envolvidas na inflamação;
  • Pode prevenir danos celulares, devido ao seu alto teor antioxidante;
  • Redução dos sintomas da menopausa e melhoria do colesterol, devido ao seu teor de isoflavonas.

Lembre-se de usar este condimento com cautela, principalmente se você sofre de hipertensão, pois o molho de soja contém 900 miligramas de sal em uma única colher de sopa.

As opções são múltiplas, você pode adicioná-lo em ensopados, marinadas, molhos para salada e como molho para sushi. Sua versatilidade o torna essencial na culinária japonesa.

Gergelim: sementes e óleo para pele e coração saudáveis

As sementes de gergelim ou gergelim são obtidas da planta Sesamum indicum, nativa da Índia e da África, mas atualmente cultivada em outras regiões do mundo dada a sua contribuição nutricional, mas também na gastronomia, proporcionando um sabor delicado e uma textura crocante aos pratos.

Sésamo
As sementes de gergelim são classificadas em brancas, pretas, douradas e marrons, independente da cor o valor nutricional é o mesmo.

Alguns beneficios para a saúde foram descobertos:

  • Contribuição para a saúde óssea, devido ao seu conteúdo em minerais como cálcio, zinco e ferro;
  • Ajuda a manter o coração saudável, pois é rico em ácidos graxos insaturados;
  • Mantém a pele saudável graças ao seu alto teor antioxidante.

Você pode seguir o estilo japonês, torrar sementes de gergelim e adicioná-las em saladas, arroz, legumes e pratos no vapor para dar um toque de sabor e nutrição.

Vinagre de arroz: uma fermentação essencial para um corpo saudável

Dentro da gama de vinagres que usamos na nossa alimentação, o vinagre de arroz provavelmente não está na nossa lista. Talvez seja hora de descobrir! De sabor suave e levemente adocicado, é feito com arroz fermentado e tem sido um componente essencial na culinária asiática.

Vinagre de arroz
O vinagre de arroz é usado em muitos pratos e preparações da culinária japonesa, como picles, molhos e sopas como missô ou ramen.

Alguns dos contribuições deste vinagre para a nossa saúde são:

  • Melhorar a digestão e aliviar a azia;
  • Fortalece as nossas defesas dado o seu conteúdo de até 20 aminoácidos;
  • Previne o envelhecimento prematuro, pois contém um tipo específico de antioxidantes.

Recomendamos usar vinagre de arroz para temperar saladas, sushi e pratos de peixe. É também um componente chave na preparação de picles japoneses.

Missô: a massa para uma vida cheia de sabor

Se não lhe parece familiar, dizemos que o missô é uma pasta fermentada à base de soja e/ou cereais, sal e koji – um tipo de fungo. Seu profundo sabor umami acrescenta complexidade aos pratos, principalmente às sopas.

Sopa de miss��
O missô é um condimento em forma de pasta feito a partir de grãos fermentados de soja, cevada ou arroz e sal e é utilizado, entre outras coisas, no preparo de sopas.

Segundo uma publicação da Revista Médica Britânica (TBMJ siglas em inglês), O consumo de produtos fermentados de soja, como o missô, reduz o risco de morte prematura.

Integrar esta massa nas nossas refeições pode ser benéfico para:

  • A nossa saúde intestinal, pois contém bactérias benéficas que atuam como probióticos;
  • Auxilia na reconstrução celular devido ao seu aporte de proteínas de alta qualidade;
  • Apoio aos nossos ossos e sistema nervoso devido ao seu conteúdo em vitamina K, manganês, zinco e cálcio.

Do gengibre ao missô, a sabedoria culinária japonesa oferece um caminho delicioso para uma vida saudável e vibrante. Vá em frente e descubra os segredos da longevidade japonesa em cada mordida!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui