Filmes em quarentena: “O Meu Maior Desejo”

0
76
Filmes em quarentena:

Muito se falou do fato de o filme Parasitas (2019), do sul-coreano Bong Joon Ho, vencedor da Palma de Ouro em Cannes e do Óscar de melhor filme do ano, ter reforçado a difusão internacional das produções asiáticas. Assim ser, sem dúvida. Mas vale a pena recordar que em 2018 o prêmio máximo de Cannes foi para um título japonês, Shoplifters: Uma Família de Pequenos Ladres, de Hirokazu Kore-eda. Mais do que isso: ao longo da última década, Kore-eda tem sido um nome com uma presença regular no mercado global da exibição cinematográfica.

Neste momento, cinco títulos de Kore-eda podem ser vistos ou revistos online. Além do já citado Shoplifters, são eles: O Meu Maior Desejo (2011), A Nossa Irmã Mais Nova (2015), Depois da Tempestade (2016) e O Terceiro Assassinato (2017) — predominam os dramas familiares, sendo o último uma variação mais ligada às regras do thriller.

Vale a pena destacar O Meu Maior Desejo, sobretudo pela sua valorização dos temas da infância e adolescência, em boa verdade transversais em toda a filmografia de Kore-eda. O motor da história tem um tempero muito especial de drama e delicado humor: a personagem central, Koichi, 12 anos, tem como maior desejo o reencontro com o irmão, já que o divórcio dos pais implicou a sua separação; um belo dia, é levado a acreditar que se conseguir observar o cruzamento de dois comboios de alta velocidade, o seu desejo ir concretizar-se

Sendo um excelente diretor de atores, incluindo os mais novos, nunca tratados de forma pitoresca ou paternalista, Kore-eda sabe também pontuar as suas histórias com subtis observações sobre a vida social japonesa e, em particular, a tensão entre a sociedade contemporânea e os valores herdados dos mais velhos. Nesta perspectiva, pode ser considerado um legítimo e muito talentoso herdeiro de Yasujiro Ozu (1903-1963), o autor de clássicos do cinema japonês como Viagem a Tóquio (1953) ou O Gosto do Saké (1962).

* Filmin: www.filmin.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui