Neste café recém inaugurado em Botafogo, bairro da Zona Sul carioca, é possível comer bolinhos, sanduíches e torradas com formato de gatos, brincar com os bichanos e adotá-los.
Inspirado em estabelecimentos japoneses, o Gato Café tem uma parceria com a ONG Bigode do Bunker e seus clientes, após interagir com os gatinhos, pode se canditadar a adoção.
O negócio é comandado pela arquiteta carioca Giovanna Molinaro, 26 anos, que deixou um trabalho de cenografia para trás e abriu a loja.
Ela assinou o projeto de restruturação do interior de uma casa tombada na Rua das Palmeiras de 100 m² e também a decorou.
A casa foi dividida em dois espaços: um café com balcão e mesinhas, e um área para os gatos, em que é preciso pagar entrada (10 reais por 15 minutos – depois o valor cai por minuto), também com mesas, nichos e objetos para os gatos brincarem.

Nesta sala, é proibido segurar os gatos no colo, apenas fazer carinho. Também não pode correr ou gritar, muito menos alimentá-los.
É um lugar onde é possível conhecer o novo bicho de estimação ou simplesmente se divertir interagindo com os bichinhos. “A gente quer que as pessoas adotem pela personalidade e não aparência”, pontua Giovanna.

Ela conta também que a adoção não é imediata. Após demonstrar interesse, será preciso passar por uma entrevista para confirmar a intenção e aguardar em um processo que leva pelo menos dois dias.
Essa é uma das estratégias para garantir segurança dos animais e espantar possíveis clientes que, empolgados com o contato com os bichinhos entrem de cabeça numa adoção por impulso.
Serviço:
Gato Café
Endereço: Rua das Palmeiras, 26 – Botafogo, Rio de Janeiro
Horário: Das 10h às 19h – terça a domingo

Café temático no RJ promove adoção de gatos (Foto: FOTOS AYMÊ MICHIMA / DIVULGAÇÃO)

Café temático no RJ promove adoção de gatos (Foto: FOTOS AYMÊ MICHIMA / DIVULGAÇÃO)