Nos últimos anos, Hollywodd produziu diversos filmes de terror incríveis – como It: A Coisa, Corra! e Nós -, que fogem da mesmice da maioria das produções do gênero. No entanto, os longas japoneses de horror são extremamente excepcionais.
Boa parte dos filmes de terror japoneses envolvem fantasmas e folclores que são do passado, mas trazem visões únicas e distintas. De acordo com o Screen Rant, culturalmente falando, o que assusta o japonês médio pode não ser a mesma coisa que assusta uma pessoa do ocidente observador.
Independentemente disso, no entanto, o medo é universal. E pelo cinema da cultura japonesa, podemos entender melhor aquilo que os irrita. Com esse pensamento, o Screen Rant listou filmes de terror japoneses para nunca assistir sozinho. Veja 6 longas abaixo.
Kakashi (2001)
Direção: Norio Tsuruta.
Sinopse: Vagamente baseado na história homônima (que significa “espantalho”) do famoso mangá de Junji Itô. Kakashi segue Kaoru Yoshikawa, cuja busca por seu irmão desaparecido Tsuyoshi a leva a Kozukata, uma vila isolada que parece abrigar segredos sombrios.
Uzumaki (2000)
Elenco: Fhi Fan, Eriko Hatsune, Hinako Saeki e Eun-Kyung Shin.
Sinopse: Kirie Goshima e Shuichi Saito vivem na pequena cidade de Kurôzu-cho, que se vê repentinamente assolada por uma estranha maldição: os seus habitantes tornam-se obcecados por objetos com a forma de espirais – conchas de caracol, remoinhos e padrões – e acabam por morrer misteriosamente.
Noroi: The Curse (2005)
Direção: K?ji Shiraishi.
Elenco: Rio Kanno, Marika Matsumoto, Jin Muraki, Tomono Kuga e Satoru Jitsunashi.
Sinopse: Um jornalista desaparece após pesquisar metodicamente uma série de eventos sobrenaturais. O que se assiste então é exatamente a fita que contém o seu documentário inteiro (que inclusive foi banido da TV por causa da intensidade dos fatos).
Evil Dead Trap (1988)
Direção: Toshiharu Ikeda.
Elenco: Miyuki Ono, Hitomi Kobayashi, Eriko Nakagawa, Masahiko Abe e Terumi Niki.
Sinopse: Uma empregada de uma emissora encontra uma fita antiga em uma fábrica abandonada, decidida a investiga-la, acaba liberando uma criatura maligna que ameaça seu grupo.
Água Negra (2002)
Direção: Hideo Nakata.
Elenco: Rio Kanno, Hitomi Kuroki, Mirei Oguchi, Asami Mizukawa e Fumiyo Kohinata.
Sinopse: Yoshimi Matsubara (Hitomi Kuroki) é uma mulher que se divorciou recentemente. Juntamente com sua filha Ikuko (Rio Kanno), ela se muda para um apartamento que aparentemente é perfeito, apesar de estar localizado em um prédio antigo. Os problemas começam quando surge uma goteira insuportável, que invade o apartamento.
Ring: O Chamado (1998)
Direção: Hideo Nakata.
Elenco: Nanako Matsushima, Miki Nakatani, Y?ko Takeuchi, Hitomi Satô, Hiroyuki Sanada.
Sinopse: Parece mais uma lenda urbana: um vídeo com imagens apavorantes, que leva a um telefonema prevendo a morte de quem o assiste. Uma repórter não acredita até assistir ao vídeo. Agora ela precisa desvendar o mistério antes que o seu tempo acabe.