Apresentada no Japão em novembro passado, no marco da ponte olímpica do Rio a Tóquio, a produção teatral Hell Says Noh (Lampião
A peça traz o mestre Naohiko Umewaka, que faz parte de uma tradição familiar de mais de 600 anos no Teatro Nô, no papel do folclórico Rei do Cangaço, Lampião, em uma riqueza singular a partir do intercâmbio cultural entre Brasil e Japão, com a união de clássicos estilos como é o caso do Cordel e do Teatro Nô.
Na produção, Lampião tentará entrar no inferno e será impedido por Satanás, cujas palavras surgirão via projeção digital. No transcorrer do espetáculo, uma batalha acontece entre Lampião e os guardiões dos portões do inferno, representados por Yoko Mori, especialista em Capoeira, e Miki Nakamachi, campeã de Karatê, duas lendárias práticas de artes marciais. Musicalmente, o enredo é acompanhado pelo grupo de percussão Barravento, formado por músicos japoneses, bem como pela dupla brasileira, radicada no Japão, Via Brasil.
Sobre o espetáculo, que teve repercussão muito positiva em Tóquio, a diretora prossegue: “Esta produção surgiu como um meio para comunicar a beleza da Literatura de Cordel – especificamente a história de A Chegada de Lampião no Inferno – sob o olhar do Teatro Nô.” Soraya complementa: “Em um momento em que precisamos ser inovadores sobre a forma como compartilhamos experiências teatrais, nos sentimos muito felizes em fazer parceria com a Japan House São Paulo, para que o público brasileiro possa, virtualmente, assistir à estreia de Hell Says Noh”.
Para o Embaixador do Brasil em Tóquio, Eduardo Saboia, a iniciativa canaliza o poder das artes e da cultura para fortalecer, ainda mais, a relação entre ambos os países. “Esta parceria entre a Embaixada e a Japan House São Paulo permitirá que o público brasileiro se engaje com o Teatro Nô, da mesma forma que o público japonês conheceu a literatura de cordel e expressões brasileiras visuais, musicais e de dança. Essa etapa da parceria completa um círculo de intercâmbio cultural. Como um círculo envolvendo Brasil e Japão, essa troca não termina; ao contrário, sempre nos une, como os vínculos humanos que ligam nossas duas sociedades. É simbólico que nossa parceria se concretize justamente quando celebramos os 30 anos da comunidade brasileira no Japão.”
Ainda sobre a parceria, Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo, declara: “Ficamos muito honrados e felizes por promover a apresentação exclusiva no Brasil de Hell Says Noh, uma obra que simboliza tão bem o elo entre os povos brasileiros e japoneses. A potência da união de elementos como a literatura de cordel e o Teatro Nô é muito forte e evidencia o papel fundamental da arte no diálogo entre povos, entre culturas, como elemento de aproximação.” Em 2018, a Embaixada do Brasil em Tóquio apresentou a exposição “D?: a caminho da virtude”, concebida pela Japan House São Paulo e exposta em sua sede também em 2018. Agora, com Hell Says Noh (Lampião Nô
No Japão, Hell Says Noh (Lampião
Première Espetáculo teatral: Hell Says Noh (Lampião Nô Inferno)
Quando: 29 de setembro, às 20h (Duração 40 minutos)
Onde: Canal do Youtube da instituição
Participação livre e gratuita
Legendas em português
Live Hell Says Noh (Lampião Nô Inferno)
Com Soraya Umewaka, Naohiko Umewaka, Angela Mayumi Nagai e Natasha Barzaghi Geenen
Quando: 30 de setembro, às 20h (Duração 60 minutos)
Onde: ZOOM
Informações sobre como participar: www.japanhousesp.
Tradução simultânea