O sushi é uma das comidas japonesas mais famosas. Apesar de ser um símbolo do Japão, a origem dele foi no Sudeste Asiático e ainda é um pouco incerta. O fato é que a receita foi sendo aprimoranda e virou uma das mais conhecidas no mundo todo. Afinal, o arroz cozido e temperado com vinagre, junto com o peixe cru, traz um aroma e um sabor incomparável.
Para falar sobre o sushi, o g1 conversou com o chef e sushiman Masao Tada é o filho caçula de um casal de japoneses que veio morar no Brasil. Quando criança, ele conta que observava a mãe prepaparando as refeições tradicionais em casa. Masao resolveu se dedicar a gastronomia japonesa e tem o certificado internacional de sushiman.
Masao conta que o sushi surgiu no Sudeste Asiático e teve seu primeiro registro em documentos do Japão. Na época, ele funcionava como uma conserva. Os filés do peixe cru eram salgados e acondicionados em um barril de madeira com camadas de arroz cozido entre eles. O sushiman explica que, com a fermentação arroz, ocorria a liberação de ácido láctico, o que garantia a cconservação do peixe.
Ele explica que, quando o sushi foi introduzido no Japão, eram utilizadas pedras para prensar o peixe cru e o arroz. Assim, foi criado o tipo de sushi narezushi. Por ser um sushi rápido de ser feito, ele acabou se popularizando e ganhando várias e novas versões pelo mundo .
Segundo Masao, o sushi é composto por uma porção de arroz compactado e alguma peça de peixe cru. Ele pode vir acompanhado ou não de algas marinhas, o nori.
Ao g1, Masao explicou como fazer um sushi em casa. De acordo com ele, é essencial fazer um bom arroz para se obter um delicioso sushi. A dica principal é realizar a lavagem correta e temperar o arroz com vinagre, açúcar e sal.
Para o peixe, o sushiman aconselha pedir ao açougueiro que faça o corte ideal para o sushi. Masao também explicou como montar um sushi em casa. Eles podem ser consumidos com shoyu ou wasabi .
Sushiman Masao Tada em entrevista a jornalista Mariane Rossi, do g1 — Foto: g1 Santos
Confira a receita de sushi do Masao Tada:
Ingredientes
Arroz
- Para cada 5 medidas de arroz 5,5 de água
Molho su
- 1 litro de vinagre de arroz
- 450 g de açúcar mascavo
- 450 g de açúcar demerara
- 10 g de alga konbu
Neta (insumo, peixe que vai em cima do arroz)
- 250 g de atum blufin
- 250g de unagui
- 10 unidade de hokkigai
Tempero (para cada 100 ml de vinagre de arroz)
- 90 gramas de açúcar
- 10 gramas de sal
- 100 g de salmão ou pescados de sua preferência
Sushis preparados pelo sushiman Masao Tada, em Santos — Foto: Mariane Rossi/g1
Modo de preparo
Arroz
- Lave rapidamente o arroz. Em seguida, polir o arroz esfregando suavemente seus grãos um contra o outro. Cuidado para não quebrar o arroz até a água ficar leitosa. Enxague o arroz e repetir o segundo passo por mais duas vezes.
- Quando a água ficar transparente, coloque o arroz de molho por pelo menos 30 minutos
- Retire o excesso de água e coloque para cozinhar em fogo médio por cinco minutos
- Cozinhe mais 5 a 10 minutos em fogo baixo
- Desligue o fogo e deixe o arroz descansar por mais 10 minutos
- Em um recipiente grande de plástico ou madeira, colocque o arroz e uma medida e meia do molho su
- Misture com delicadeza o arroz com o tempero abanando com um leque até o tempero evolver o arroz
Molho su
- Misture todos os ingredientes
- Colocar a mistura em fogo baixo para facilitar a diluição do açúcar. Não deixe ferver.
Peixe
- Com um filé de salmão ou outro pescado de sua preferência, já com os espinhos retirados, coloque o sal em toda a superfície do peixe e deixe na geladeira por 30 minutos;
- Após esse tempo, é necessário lavar o filé em água corrente. Este procedimento não tem a finalidade de salgar o peixe, o objetivo é ajudar a eliminar as bactérias.
- Depois, em uma solução com 50% de vinagre e 50% de água gelada, coloque o peixe. Este processo tem como finalidade dar mais sabor e ter um produto mais seguro para o consumo;
- Faça cortes no peixe com a largura de aproximadamente quatro dedos e altura de dois dedos;
- Passe o wassabi no meio do filé. Com outra mão úmida, pegue o arroz já temperado, aproximadamente 12 gramas, e coloque no meio do peixe, onde já está o wasabi.
- Com delicadeza, dê o formato de caixa no arroz sempre lembrando de não compactar o arroz.
Bom apetite!
Sushis preparados pelo sushiman Masao Tada, em Santos — Foto: Mariane Rossi/g1
Sushis preparados pelo sushiman Masao Tada, em Santos — Foto: Mariane Rossi/g1
Sushis preparados pelo sushiman Masao Tada, em Santos — Foto: Mariane Rossi/g1