Início Cidades Japoneses e descendentes ao redor do mundo somam 5 milhões

Japoneses e descendentes ao redor do mundo somam 5 milhões

0
14

Segundo um levantamento feito pelo governo japonês, são aproximadamente 5 milhões de japoneses e descendentes espalhados em pelo menos 50 países.

Na segunda-feira (1.º), o Ministério das Relações Exteriores do Japão (MOFA) anunciou uma estimativa de que até 1.º de outubro de 2023, o número de pessoas ao redor do mundo com ascendência japonesa é de cerca de 5 milhões.

Os primeiros imigrantes japoneses partiram em 1868 com destino ao Havaí (Estados Unidos) e continuaram a viver por lá por gerações. Muitos outros foram para a América do Sul, especialmente o Brasil, a partir de 1.908.

Embora existam muitos nikkeis que já não têm nacionalidade dos seus ascendentes, essa estimativa do governo inclui todos, independente de terem ou não a nacionalidade japonesa.

Esta estimativa é baseada nas estatísticas de cada país, no número de residentes permanentes com registro de residência e através de outras informações diversas, como as das embaixadas, sobre o número de japoneses e nikkeis residentes em cada país.

Por país, o Brasil tem o maior número de pessoas e em segundo lugar estão os Estados Unidos. Veja a lista dos 10 países com o maior número de japoneses e seus descendentes (nikkeis), com números aproximados.

  1. Brasil com 2,7 milhões de japoneses e nikkeis
  2. Estados Unidos com 1,5 milhão
  3. Peru com 200 mil
  4. Canadá com 120 mil
  5. Austrália com 100 mil
  6. México com 79 mil
  7. Argentina com 65 mil
  8. Reino Unido com 29 mil
  9. Alemanha e França com 25 mil cada
  10. Coreia do Sul com 22 mil 

Os imigrantes japoneses e seus descendentes moram em 50 países do mundo, sendo que na Venezuela, Portugal e Índia são menos de 400 pessoas por país. Só na América do Sul estima-se que sejam 3 milhões de pessoas, praticamente o dobro da América do Norte com 1,6 milhão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui