HÁ 75 ANOS, ALEMANHA SE RENDIA, INICIANDO O FIM DA 2ª GUERRA MUNDIAL

0
52
HÁ 75 ANOS, ALEMANHA SE RENDIA, INICIANDO O FIM DA 2ª GUERRA MUNDIAL

Foi o início do fim de uma guerra que envolveu praticamente todo o mundo. A rendição da Alemanha, em 8 de maio de 1945, devolvia a paz à Europa. No outro lado do mundo, foram precisos mais três meses para que os japoneses fizessem o mesmo, o que aconteceu depois de duas bombas atômicas – uma em Hiroshima, outra em Nagasaki.

Há quem entenda – e com muitos argumentos – que a 2ª Guerra Mundial não foi uma coisa nova. Foi a continuação da primeira, também perdida pelos alemães. Em novembro de 1918, quando assinaram o acordo de paz e depois do Tratado de Versailles, os alemães sentiram-se humilhados ao extremo. Fome, inflação, miséria e desemprego tomaram conta do país, que se tornou terreno fértil para idéias extremistas.

Nos anos 1920, um ex-cabo do exército alemão começou a frequentar reuniões do Partido Nacional dos Trabalhadores Alemães – era Adolf Hitler. Ao mesmo tempo, estava contratado pelo exército (Wermatch) para pregar o civismo à população. Em pouco tempo, graças ao seu dom da oratória, Hitler dominou o partido e para ele atraiu industriais e parte da classe alta alemã. Seu discurso culpava os militares pela derrota de 1918, e principalmente o kaiser. Prometia progresso e expansão, devolvendo a dignidade à Alemanha. Era aplaudido por isso.

Nessa mesma década Hitler tentou um golpe numa cervejaria em Munique. O golpe fracassou e Hitler foi preso. A cadeia não era bem uma cadeia – era praticamente um hotel. Lá ele escreveu a bíblia do nazismo, o Mein Kampf.

Como viu que não era possível chegar ao poder à força, o nazismo caminho pelas vias normais, elegendo deputados e conseguindo cargos. Em 1933, Adolf Hitler foi nomeado chanceler – um cargo equivalente ao de primeiro ministro. Pouco tempo depois, com a morte do presidente Paul von Hindenburg, Hitler passou a ter poderes absolutos.

Iniciou-se então o que ele chamou de purificação da Alemanha, pois considerava os alemães uma raça superior – e ironicamente Hitler era austríaco. Culpou judeus pela crise, e criou campos de concentração para marginais e inimigos políticos. Depois, rompeu o Tratado de Versailles, rearmou o país, criou uma força aérea sem que ninguém soubesse (Luftwaffe) e construiu submarinos, os U-boats. Ingleses e franceses acreditaram em suas promessas.

Começaram também as deportações em massa de judeus, principalmente, para os campos de concentração na própria Alemanha.

Em 1938 Hitler anexou a Áustria à Alemanha na base da intimidação, sem disparar um tiro. Era o Anchluss (anexação) que dava início ao 3º Reich, um império programado para durar mil anos. No mesmo ano conseguiu a Thecoslováquia (hoje Repúblia Tcheca) sem precisar dos canhões. E em setembro de 1939 invadiu a Polônia, começando a 2ª Guerra. Ingleses e franceses, que tinham compromisso de defender a Polônia, declararam guerra à Alemanha. Mas a Alemanha tinha aliados – Itália e Japão, formando o Eixo.

Tomada a Polônia, Hitler invadiu Bélgica, Holanda, Dinamarca, e em junho de 1940 tomou a França. A rendição da França foi assinada no mesmo vagão de trem onde havia sido assinada a rendição da Alemanha em 1918, uma doce vingança.

Dois erros determinaram a derrota alemã. O primeiro foi quando Hitler resolveu invadir a Rússia e se deu mal quando o inverno chegou. O segundo foi quando os japoneses resolveram atacar os Estados Unidos em Pear Harbour, obrigando os americanos a entrarem na guerra. Em pouco tempo os russos chegaram à Alemanha, e os americanos, canadenses, franceses e ingleses invadiram o oeste da Europa. No dia 30 de abril de 1945, Hitler cometeu o suicídio. Sete dias depois, o General Alfred Jodl e almirante Karl Dönitz assinaram a rendição da Alemanha, que passou a valer no dia seguinte.

Saldo da brincadeira: seis milhões de judeus exterminados nos campos de concentração; 45 milhões de mortos, 35 milhões de feridos e 3 milhões de pessoas dadas como desaparecidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui